Delícia
1º Festival da Coxinha de Pelotas será neste domingo
Mais de 20 sabores do salgado, incluindo o de charque, estarão disponíveis no evento
Divulgação -
Em comemoração aos 210 anos da cidade, o domingo (17) será dedicado aos amantes das coxinhas. A praça Coronel Pedro Osório receberá, das 10h às 19h, o 1º Festival da Coxinha em Pelotas, quando estarão disponíveis ao público mais de 20 sabores do salgado com preços que variam entre R$ 8,00 e R$ 60,00, incluindo as mais diversas versões: crepe de coxinha, coxinha burger e ainda fondue de coxinha. Além das doces e salgadas, também estarão à venda coxinhas veganas e vegetarianas, com ampla variedade de bebidas e ainda shows ao vivo.
O Festival estava inicialmente programado para ocorrer também no sábado, completando um fim de semana gastronômico completo na cidade. No entanto, em razão da previsão de tempo instável para o dia, a organização do evento manteve apenas a programação de domingo na praça Coronel Pedro Osório.
Inspirada em outros festivais, como o tradicional Festival de Coxinha de Belo Horizonte e de Curitiba, a empreendedora Bianca Ribeiro, com apoio da Secretaria de Cultura (Secult), que liberou o espaço na praça, conta ainda com parcerias e patrocínios para tirar do papel o sonho de realizar o evento. "Estudei recheios e massas de diferentes tipos de coxinhas e todos foram testados para agradar a diversidade do público de Pelotas", garante. Bianca lidera a equipe Rico Lanches, que será comandada pela chef Lúcia Falcão, proprietária do Bistrô do Parque. Participam, ainda, Luciana Custódio, responsável pela banca Original Empadaria e pela criação da coxinha de charque, e Josi Wanglon, que coordena a Gurias Produtos Caseiros e Congelados.
Do frango ao Charque
Uma da inovações do Festival será a apresentação da coxinha de charque, uma criação que surgiu a partir da conversa entre Luciana Custódio e a amiga tradicionalista Adriana Oteiro. A iguaria contou também com o apoio da chef Cenira Bastos para nortear os caminhos dos temperos até chegar ao paladar que todos terão a oportunidade de conhecer durante o festival. "O charque, por si só, carrega a história de Pelotas e da construção econômica através das mãos negras", refletem as idealizadoras.
Programação
Das 10h às 19h - Cine 6D Farias
Das 10h às 19h - Viajantes da Diversão (Brinquedão para a criançada)
Das 10h às 19h - feira de Artesanato
Das 10h às 19h - feirinha dos animais para adoção
Às 12h Taty e Fábio (Voz e Violão
Às 14h - UNSROCK (voz e violão)
Às 16h - Henry e Banda
Às 18h - Concurso de quem como mais coxinhas
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário